Ambulatório Médico-Odontológico Dr. Hermann e Farmácia

Apoio médico-odontológico, distribuição de medicamentos e palestras educativas de prevenção de saúde e higiene.

O ambulatório é composto de três setores que funcionam interligados física e funcionalmente sob a mesma supervisão: os Consultórios Médicos, em número de sete, sendo um de ginecologia-obstetrícia, o Consultório Odontológico e a Farmácia. Recebe a participação voluntária de médicos das seguintes especialidades: Pediatria, Clinca Geral, Cardiologia, Ortopedia, Ginecologia e Obstetricia, Endocrinologia, Psiquiatria e Psicologia.

O ambulatório funciona todos os sábados, de 8:00 as 12:00, durante todo o ano, interrompendo suas atividades apenas para as festas de fim de ano.

Tem por objetivo específico cuidar da saúde de todos os freqüentadores da Casa e especialmente das crianças e adolescentes do Projeto, buscando suprir a insuficiência da oferta de profissionais e instalações de saúde, atendendo aqueles que enfrentam dificuldades de um atendimento satisfatório nos postos de saúde e na rede de hospitais públicos.

As crianças e adolescentes do Projeto recebem o atendimento médico com pediatras e clínicos gerais, que receitam medicamentos distribuídos gratuitamente mediante apresentação dos receituários na Farmácia. A Farmácia atende a receitas provenientes de médicos do ambulatório como também de médicos externos, em sua maioria vindas de médicos do posto de saúde e dos hospitais públicos. É comum o fato de mães que levam suas crianças aos médicos do posto ou do Hospital Miguel Couto durante a semana, mas não tem condições de comprar o antibiótico, o xarope, etc, e são supridos pela nossa Farmácia.

A Farmácia dispõe de medicamentos organizados por finalidades como: antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos e antitérmicos, cardiológicos e circulatórios, parasitológicos e vermífugos, respiratórios, dermatológicos, ginecológicos, digestivos, vitaminas, colutórios, otológicos, colírios, corticóides, urológicos, etc. A grande maioria dos medicamentos dispostos nas prateleiras da Farmácia são recebidos de doações de pessoas físicas e de médicos vinculados. Cerca de 20% dos remédios fornecidos são comprados pelo Projeto. As compras são feitas em Laboratórios Farmacêuticos da Marinha e da Aeronáutica e em farmácias comerciais.

O consultório dentário também atende aos sábados, de 8:00 as 12:00. Em função das limitações o consultório atende atualmente apenas a crianças do Projeto, não tendo possibilidades de suprir a demanda existente entre adolescentes. São promovidas campanhas anuais de fluoretação que beneficiam a todas as crianças e adolescentes do projeto.

São organizadas duas vezes por mês palestras educativas, feitas por médicos, nutricionistas, psicólogos e especialistas em Saúde Pública e Pessoal, onde são tratados temas como Higiene, Hábitos Alimentares, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Perigos do Fumo e do Álcool, Dengue, Osteoporose, Hipertensão, Colesterol, Aleitamento Materno, etc.