Creche Jardim de Scheilla

Acolhimento diário de crianças de seis meses a quatro anos para que as mães possam trabalhar. As crianças recebem cinco refeições diárias, além de suporte psicológico e pedagógico.

Tem por objetivo acolher diariamente até 130 crianças cujas mães trabalham, evitando que as crianças fiquem em situação de abandono quando as mães saem de casa para o trabalho, e favorecendo-as com a atenção, os cuidados e todo o carinho que crianças desta faixa etária necessitam para um desenvolvimento normal.

Os benefiários diretos da creche são crianças de 6 meses a 4 anos de idade, seus pais, suas famílías. A partir da idade de quatro anos são encaminhados para a rede escolar pública. A criança, no entanto, não se afasta do Projeto, pois sua vaga no Estudo Dirigido, o programa que abriga crianças e adolescentes em idade escolar, é garantida.

O convênio do Projeto com a Prefeitura tem por objeto o programa da creche. São feitas prestações de conta mensais das atividades curriculares e da freqüência das crianças. O Projeto recebe crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pelo Conselho Regional de Educação (2º CRE). Ao final de cada ano, as mães das crianças que concluirão o 4º ano até fevereiro do ano seguinte escolhem 3 escolas de sua preferência. A Prefeitura faz o encaminhamento conforme a disponibilidade de vagas.

A creche funciona durante todos os dias da semana, de segunda a sexta feira, no horário de 07:15 da manhã às 17:00 da tarde. Inicia suas atividades na última semana de janeiro de cada ano e fecha para férias em torno de 20 de dezembro.

Oferece assistência alimentar, orientação pedagógica, terapia psicológica e assistência médica e odontológica. São fornecidas 4 refeições diárias (café da manhã, almoço, colação e jantar), além de uniformes, vestuário, material de higiene pessoal, material didático, etc.

A orientação pedagógica da creche consiste de um planejamento mensal das atividades curriculares comos temas a serem trabalhados, as atividades artísticas, músicas, estórias, jogos, exercícios físicos para desenvolvimento da coordenação motora (ampla e fina).

Ao final de cada etapa anual dos trabalhos na Creche espera-se a erradicação da subnutrição das crianças que participam do programa, algumas das crianças chegam a creche com elevada deficiência alimentar. Os benefícios de uma alimentação regular e balanceada em proteínas tem resultado na melhora das condições fisio-psicológicas, necessárias para o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, criando bases para seu futuro desempenho escolar.

A creche oferece a possibildade de suporte psicológico para as crianças assistidas e mantém o apoio pedagógico durante todo o ano. Há uma preocupação constante da equipe da creche com o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos de afetividade, sociabilidade e pertencimento nas relações de convivência entre as crianças assistidas, preparando-as para o ingresso e a experiência da escola formal e para convivência social.

Durante a manhã de sábado as crianças da creche tem acesso ao Ambulatório Médico-odontológico onde são acompanhadas por médicos pediatras e clínicos gerais, e participam de campanhas de fluoretação promovidas pelos dentistas da Casa.