Oficina do Sucesso

Práticas esportivas e culturais dos quatro aos dezenove anos. O foco é a auto-estima e preparação para o mercado de trabalho.

Criado no segundo semestre de 2007, a Oficina do Sucesso é o mais novo programa do Projeto Social Maria de Nazaré, que beneficia crianças e adolescentes da comunidade da Rocinha, idealizado a partir da identificação de necessidades das crianças e adolescentes participantes do Estudo Dirigido em ampliarem suas atividades de forma a que seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional possa ser aperfeiçoado.

O objetivo do programa Oficina do Sucesso é criar oportunidades para a prática de esportes e para o acesso à cultura de qualidade, além de outras atividades complementares, como o aprendizado de línguas estrangeiras, melhorando a capacitação dos jovens para o ingresso no mercado de trabalho.

Com esse projeto proporcionamos a cerca de 300 jovens a melhoria da auto-estima, o exercício da disciplina e o conhecimento de esportes que até, para a grande maioria deles, nunca havia sido praticada e só era visto pela televisão. No programa eles não apenas praticam mas recebem orientação e treinamento de professores especializados, formados em Educação Física.

O projeto conseguiu um espaço na comunidade, localizado na Rua Dionéia, 20, de fácil acesso a todos os participantes Considerando a realidade da comunidade, esse espaço é considerado excelente pelos especialistas para a prática de esporte na comunidade. Dispõe de 3 patamares relativamente espaçosos com quadra polivalente para todos os tipos de esportes oferecidos pelo programa, descritos a seguir, uma piscina para as aulas de natação infantil e um bom pátio para o ensino e a prática de dança, capoeira, realização das oficinas e eventos.

A quadra é considerada por profissionais da área um dos melhores espaços esportivos da localidade. Além dela dispomos de dois espaços cobertos e fechados. Um desses, favorecido com excelente acústica, é utilizado para aulas de teatro, dança moderna, coro, e palestras com profissionais da área artística, educadores, etc. O segundo espaço é usado para recreação como: ping-pong, damas, xadrez.

No futuro pretendemos reformar uma edificação situada dentro do terreno, ainda não ocupada, para montar uma escola com cursos profissionalizantes, e um curso supletivo do 2º grau. Diante das barreiras que lhes são impostas, grande contingente de jovens da comunidade deixa de estudar na idade crítica por falta de incentivos e de opções ao seu alcance, preferindo fazer outras escolhas, outras opções sempre disponíveis ao seu alcance, infelizmente.

A Oficina do Sucesso acontece de segunda a sábado de 8:00 às 18:00 em atividades divididas em turnos da manhã e da tarde, com aulas de Basquete, Vôlei, Natação Infantil, Futebol Masculino, Futebol Feminino, Futebol Infantil, Capoeira, Dança Contemporânea, Hip-Hop, Teatro, Coro, Paisagismo, Inglês e Musica. Além das aulas desportivas a Oficina do Sucesso proporciona as crianças e jovens o comparecimento a eventos culturais e sociais, externos e internos, com objetivos educativos e informativos.

Em síntese, o programa é o componente do Projeto Social Maria de Nazaré que visa estimular o aprendizado e a prática desportiva, o desenvolvimento cultural e o exercício da cidadania para crianças e adolescentes da comunidade da Rocinha. Busca ainda, através de cursos como o de Informática e de Inglês, incrementar a capacitação pessoal de jovens para seu ingresso no mercado de trabalho em melhores condições. Essa também é a motivação para os eventos que são periodicamente organizados em forma de seminários específicos. Em novembro de 2007, foi organizado com sucesso, em parceria com o SEBRAE, o seminário: “Aprendendo a Empreender”.

Conheça o trabalho da Oficina do Sucesso